Novo tratamento para artrose

Artrose e seu tratamento

Porquê do novo tratamento para artrose? Considerada doença do século no mundo, no Brasil a artrose é considerada a principal causa de restrição e qualidade de vida da população acima de 50 anos e o o que preocupa são os dados demográficos que indicam que 75% das pessoas acima de 65 anos já apresentam a doença em uma ou mais articulações. O problema está acometendo também pessoas jovens.

São diversos fatores ligados a doença, incluindo hereditariedade, peso em excesso, fraqueza muscular e micro-traumas de repetição, extremamente frequentes nos esportes. E existem diversas modalidades de tratamento, que pode ser medicamentoso, fisioterapia e ou cirúrgico. A meta desse novo tratamento para artrose de joelho e quadril frente ao paciente portador de artrose é prevenir seu agravo e manter o individuo ativo.

Novo tratamento para artrose de joelho e quadril
Novo tratamento para artrose de joelho e quadril

O que provoca a dor na artrose?

Na artrose, a membrana sinovial passa a produzir o líquido com menor capacidade lubrificante, que agrava ainda mais o desgaste. Quando os ossos estão sem a proteção da cartilagem, o atrito entre eles gerar dor, inchaço e limitação funcional. Ela pode se manifestar em qualquer articulação, mas é mais comum nas mãos, coluna, tornozelo, pés, joelhos e quadris. Então mobilização e fortalecimento das articulações é válido para qualquer seguimento acometido, mas é fundamental para o membro inferior.

Quando os músculos da perna e do quadril estão fracos é o joelho que sofre, além da articulação coxo-femoral, tornozelo e pés. Isso vale para os músculos ao redor de qualquer articulação acometida. Muita gente acha que a primeira opção é a cirurgia, mas em alguns casos, com fortalecimento e fisioterapia é possível se recuperar sem ter que operar, é quando entra nosso novo tratamento para artrose.

O ganho do músculo anterior da coxa (quadríceps) e do glúteo médio (quadril) é crucial para o preparo das atividades diárias, evitando-se angulações e posturas lesivas. Todo a musculatura ao redor de uma articulação afetada deve ser fortalecido.

Novo tratamento para artrose

A proposta desse novo tratamento para artrose está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores. A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

  • O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É este primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.
  • A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos a serem avaliados durante esta etapa.
  • O último passo consiste na aplicação do protocolo de atendimento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em referências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente e de uma maior qualidade de vida.

Formulação e implementação do novo tratamento para artrose

Para um tratamento eficaz de dores na região do quadril e dos joelhos ou em qualquer outra articulação, faz-se necessário a identificação da causa exata do desequilíbrio muscular que está sobrecarregando ou lesão as estruturas articulares, o que permitirá um direcionamento específico do tratamento e resultados eficazes. Embora algumas dores nessas áreas sejam mais simples com alívio mais rápido, qualquer dor deve sempre ser investigada.

Na realização desse novo tratamento para artrose, baseado na história e exame clínico, conjuntamente com a análise cinemática da marcha, é preparado um tratamento personalizado de fortalecimento, propriocepção, manejo postural e reequilíbrio muscular utilizando nossos protocolos exclusivos para ser eficaz e resolutivo. Marque uma avaliação, clique aqui.

Remédios naturais para artrose >
Mais dicas para tratar a artrose >
Tratamento operatório para artrose >

O paciente sempre tem a opção cirúrgica, mas o ideal é apostar no tratamento conservador antes de se submeter a uma cirurgia, a assistência não invasiva deve ser sempre a primeira escolha. O paciente deve recorrer ao processo cirúrgico somente se as tentativas anteriores com bons profissionais de fisioterapia não erradicarem os sintomas da lesão.

Referências:

Compartilhe essa informação!
Fisioterapia Brasília DF
Fisioterapia Brasília DF

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF. Tratamentos fisioterápicos completos, com reeducação postural global e Pilates. Possuímos protocolos exclusivos para afecções do joelho e quadril, baseados na análise cinemática da marcha pelo Instituto Trata.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *